Açoriano Oriental
Recolhidos 32 quilos de resíduos em ação de limpeza na Lagoa

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa - CEFAL, levou a cabo na quarta-feira, a segunda ação de limpeza, na zona dos Poços da Atalhada, no âmbito da ação de sensibilização “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar, sem Lixo”.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

No total, foram contabilizados 32 quilos de resíduos, sendo que no 'top 10' dos mais encontrados nesta segunda ação de limpeza destacam-se madeiras, fragmentos de plásticos duros, cordas, ferro, sacos de plástico, fragmentos de vidro, esponjas, tampas, calçado e garrafas de plástico, adianta nota de imprensa.


Refira-se que esta ação de limpeza foi aberta à comunidade em geral e pretendeu identificar os resíduos mais abundantes encontrados nas zonas balneares e no meio marinho, alertando para a problemática do lixo marinho e dos problemas ambientais que dele advêm. A ANSA – Associação de Nadadores Salvadores dos Açores juntou-se a esta iniciativa, com a participação de um grupo de nadadores salvadores.


Recorde-se que na primeira ação de limpeza que decorreu em maio deste ano, foram recolhidos 115 quilos de resíduos, tendo sido em maior quantidade fragmentos de plásticos, tampas de plástico, sacos de plástico, fragmentos de vidro, cordas, madeiras, embalagens múltiplas, garrafas de plástico, calçado e esponjas.


A nota adianta que, para além da remoção dos resíduos, a Câmara Municipal de Lagoa, através desta iniciativa, pretendeu despertar a consciência das pessoas para a ligação existente entre os ecossistemas terrestres e marinhos e alertar para o facto da vida no mar estar tão dependente de pequenos gestos que partem de nós, nas nossas próprias casas e que fazem parte de uma cidadania ativa.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados