Açoriano Oriental
Raúl Castro convida Presidente de Cabo Verde a visitar oficialmente Cuba
O presidente de Cabo Verde foi convidado pelo homólogo cubano a visitar oficialmente Cuba, deslocação enquadrada nas comemorações dos 40 anos da independência cabo-verdiana e das relações diplomáticas entre os dois países, noticia hoje a imprensa local.
Raúl Castro convida Presidente de Cabo Verde a visitar oficialmente Cuba

Autor: Lusa/AO Online

O convite de Raul Castro foi entregue pelo embaixador cubano na Cidade da Praia, Alejandro Diaz Palacio, após ter sido recebido por Jorge Carlos Fonseca, em que o relançamento da cooperação bilateral nas áreas do ensino, educação e saúde estiveram no centro da conversa.

Na mensagem entregue pelo diplomata cubano a Jorge Carlos Fonseca, lê-se que a presença do presidente cabo-verdiano em Cuba "contribuirá para estreitar os laços de amizade e cooperação bilateral existente", pretendendo-se também alargar a cooperação a outras áreas "estratégicas", como a cultura e novas tecnologias da informação.

A data da visita não foi anunciada, devendo ser tratada agora a nível diplomático.

As relações entre Cuba e Cabo Verde remontam à época em que os cabo-verdianos lutavam pela libertação nacional, sobretudo no território da atual Guiné-Bissau (1963/74).

Atualmente, cerca de 60 estudantes estão em formação em Cuba em setores como a medicina e o desporto, entre outros.

Cabo Verde acedeu à independência de Portugal a 05 de julho de 1975, estando prevista uma série de iniciativas para celebrar a efeméride 40 anos depois.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados