Açoriano Oriental
Quase um milhão de pessoas enfrenta insegurança alimentar no Nepal
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa) lançou um apelo urgente para ajudar os agricultores do Nepal, onde um milhão de pessoas enfrenta o risco de insegurança alimentar prolongada.
Quase um milhão de pessoas enfrenta insegurança alimentar no Nepal

Autor: Lusa / AO online

 

A FAO pediu 20 milhões de dólares (17,6 milhões de euros) desde que descobriu que nos seis distritos do Nepal mais atingidos pelo sismo, metade dos agregados familiares que se dedicava à agricultura perdeu quase todas as suas colheitas de arroz, milho e trigo, indicou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

Dois sismos e uma série de réplicas atingiram o Nepal em abril e maio, matando mais de 8.000 pessoas e devastando extensas zonas do país.

Os sismos também destruíram ferramentas agrícolas, hortas e provisões de fertilizantes, além de danificarem os sistemas de irrigação de menor escala, de acordo com a FAO.

A organização apurou ainda que 16% do gado e 36% das aves de capoeira foram perdidos.

Tendo em conta que dois terços dos nepaleses dependem da agricultura para sobreviver, a FAO definiu como prioritária a obtenção de sementes e fertilizantes, além de sistemas de irrigação, ferramentas e apoio técnico.

Até agora, a FAO recebeu cerca de três milhões de dólares (2,6 milhões de euros) em ajuda de emergência, apenas 13% dos do total de 23 milhões de dólares (20 milhões de euros) que pediu para ajudar o Nepal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados