Açoriano Oriental
Quase todas as regiões do país com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta
Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Autor: LUSA/AO online

De acordo com o instituto, Beja, Faro, Funchal, Porto Santo, Santarém, Horta e Ponta Delgada (Açores) apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, enquanto Aveiro Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo (Açores) estão com níveis altos.

O IPMA indica que a região de Sagres apresenta hoje risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que se evite a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5 (Moderado), 6 a 7 (Alto), 8 a 10 (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo).

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado e com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até meio da manhã, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões do interior e durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros no Alto Alentejo até meio da tarde, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde na costa sul do Algarve.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 20 e 26 graus Celsius, no Porto entre 18 e 24, em Bragança entre 15 e 28, em Viseu entre 16 e 26, na Guarda entre 14 e 25, em Castelo Branco entre 16 e 30, em Coimbra entre 18 e 28, em Portalegre entre 16 e 28, em Évora e Beja entre 16 e 31, em Santarém entre 18 e 29 e em Faro entre 19 e 25.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados