Açoriano Oriental
Quase 3.300 civis foram mortos no Iraque no ano passado

Um total de 3.298 civis morreram e outros 4.781 ficaram feridos no Iraque em 2017, sem contar com os dados da província de Al Anbar, de acordo com dados da ONU.

Quase 3.300 civis foram mortos no Iraque no ano passado

Autor: Lusa/AO online

Em dezembro morreram 69 civis e outros 142 ficaram feridos, o que torna este mês o menos sangrento desde o começo das estatísticas da ONU, em novembro de 2012.

A ONU alertou em comunicado que esta estatística deve ser encarada como "um mínimo absoluto", já que não foi possível verificar o número de óbitos em diversas zonas, entre elas as que estavam sob controlo do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

A 09 de dezembro, o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, anunciou que o exército tinha assegurado o controlo da fronteira com a Síria, o último reduto do EI no país.

Desde 2014 que este grupo extremista se fortaleceu e conquistou várias partes do norte, oeste e centro do país, estendendo o seu domínio quase até à capital.

Durante o último ano as forças iraquianas, com o apoio de uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, conseguiram ganhar terreno ao EI, nomeadamente a cidade de Mossul, a capital da província de Ninive, com cerca de dois milhões de habitantes.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados