Açoriano Oriental
PSP apreende 19 quilos de cocaína na Grande Lisboa
O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da Polícia de Segurança Pública anunciou hoje a apreensão de mais de 19 quilogramas de cocaína, avaliada em cerca de dois milhões de euros, e a detenção de quatro suspeitos.
PSP apreende 19 quilos de cocaína na Grande Lisboa

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

Segundo o Cometlis, estes elementos, com idades entre 27 e 35 anos, faziam parte de um "grupo altamente organizado" com "uma hierarquia bem definida". A droga era proveniente da América do Sul (Venezuela) e o transporte efetuado por via aérea em voos comerciais.

"Constatou-se que o grupo abastecia, através de outros colaboradores, parte da Área Metropolitana de Lisboa (AML), em concreto os concelhos de Odivelas, Loures, Lisboa e Amadora. Além destes locais, o grupo tem ligações, no que respeita à distribuição do produto estupefaciente, à zona norte e centro do país", refere o Cometlis.

A investigação durava há cerca de um ano e, de acordo com o comandante da Divisão Policial de Loures, Jorge Resende da Silva, dois dos suspeitos "são funcionários do aeroporto" (Humberto Delgado, em Lisboa) e foram detidos em flagrante delito.

Fonte policial adiantou à agência Lusa que os dois funcionários trabalhavam para a empresa de 'handling' (assistência em terra) do Aeroporto Humberto Delgado, a Groundforce.

“É nossa convicção que a droga chegava através de voos comerciais e regulares entre a Venezuela e Portugal. Esta quantidade poderia atingir um valor a rondar os dois milhões de euros no mercado nacional”, salientou Jorge Resende da Silva.

A primeira detenção ocorreu na freguesia da Charneca da Caparica, concelho de Almada, e as seguintes no Aeroporto de Lisboa.

“A Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Loures efetuou um trabalho rigoroso no último ano, mas com especial incidência nos últimos dois meses, que levou a muito serviço acumulado, inclusive na passagem de ano”, contou Jorge Resende da Silva.

O oficial acredita que esta operação culminou com o “cessar da atividade” criminosa deste grupo organizado em território nacional, responsável pelo tráfico de estupefaciente por via aérea, a partir da Venezuela.

“Dentro da estrutura existente, este seria o nível mais elevado, mas havia subníveis inferiores que efetuariam o escoamento do produto para depois [realizarem] venda direta ao consumidor na Área Metropolitana de Lisboa e nas zonas centro e norte do país”, sublinha o comandante da Divisão Policial de Loures.

A polícia estima que o lucro obtido após a venda do produto estupefaciente “ascenderia às centenas de milhares de euros”.

Foi dado cumprimento a quatro mandados de busca domiciliária e foram efetuadas 11 buscas não domiciliárias.

Durante a operação, realizada a 31 de dezembro, a polícia apreendeu ainda 16.740 euros em dinheiro, 12 telemóveis, quatro viaturas e uma balança de precisão.

A investigação, coordenada pelo Ministério Público do Tribunal de Loures com conhecimento da Polícia Judiciária, vai continuar.

Além dos detidos, já foram constituídos mais arguidos no processo.

Os detidos, todos cidadãos nacionais, já com antecedentes criminais por outro tipo de crimes, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial na Comarca de Lisboa Norte, Loures, para aplicação das respetivas medidas de coação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados