Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Em causa estão "a renegociação do Contrato de Concessão de Serviço
Público Aeroportuário - em Portugal continental e nos Açores
- e a revisão do Plano de investimentos a 5 anos
da ANA, visando promover as necessárias diligências com vista à
ampliação, para pelo menos 2050 metros, da pista do Aeroporto da Horta"
explica a social democrata em comunicado.
Berta Cabral lembra que as condições de operacionalidade do Aeroporto da Horta "tem sido, de
facto, objeto de apreensão por parte das forças vivas e da população
em geral do Faial, porquanto limitam a operação a determinado tipo de aeronaves, com prejuízos óbvios no desenvolvimento
da ilha".
"Nos últimos anos, a quantidade de voos cancelados e ou desviados para outros aeroportos aumentou
exponencialmente, afetando negativamente a qualidade e o nível do serviço prestado às populações,
frustrando as expetativas dos turistas e criando danos reputacionais ao destino turístico Açores", acrescenta a deputada, reforçando ainda que "a ampliação
da pista do Aeroporto da Horta e a criação de infraestruturas que melhorem a operacionalidade e a segurança
da infraestrutura, designadamente “Runway and Safety Area (RESA), consideradas obrigatórias pela ICAO, "têm vindo
a ser justamente reivindicadas por parte de empresários, parceiros sociais e forças políticas regionais".
De acordo com informação prestada pelo Ministro do Planeamento e Infraestruturas, na Comissão
de Economia, está então em curso a revisão do Plano de investimentos a 5 anos da ANA, no âmbito da referida Concessão.
Berta
Cabral recorda que, na recente visita da Comissão de Economia aos
Açores, "a ANA confirmou
que vai intervir na pista da Horta para construir as áreas de segurança
RESA. Igualmente, a reprogramação do PT 2020 e o novo Quadro Financeiro
Plurianual criam condições para que os Governos da República e da Região
estabeleçam a parceria com a ANA para a
efetiva ampliação", disse.