Açoriano Oriental
PSD defende alteração da hora dos exames nacionais nos Açores

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António ventura, apresentou, na Comissão de Educação e Ciência, o projeto social democrata que pretende alterar a hora de realização dos exames nacionais nos Açores.

PSD defende alteração da hora dos exames nacionais nos Açores

Autor: AO Online

 
Segundo o parlamentar, "é justo que se altere a hora dos exames nacionais, nos Açores, das 8h30 para as 9h30, para que os alunos possam realizar os mesmos em boas condições de saúde, já que está provado que a falta de sono afeta o desempenho cognitivo intelectual", afirmou.
 
António Ventura argumentou que, nos Açores, "para que um aluno esteja às 8h30 no exame, com a obrigação de se apresentar meia hora antes, ou seja, pelas 8 horas, em algumas ilhas teria que acordar pelas 5 horas da manhã para conseguir estar atempadamente na escola", disse em nota.
 
"Acresce que a falta de regularidade de transportes públicos, e a sua inexistência tão cedo, dificulta a mobilidade dos alunos até à escola", prosseguiu o deputado.
 
"Consideramos que a alteração da hora dos exames nacionais assume, acima de tudo, uma condição de respeito do Estado pelos Açores e pela sua Autonomia, porque é também reconhecer a insularidade e a condição arquipelágica da Região. Uma condição que se eterniza na dispersão, distância e dimensão", referiu Ventura.
 
O deputado do PSD lamentou ainda que o PS tenha dito em Comissão "que não acompanhava o projeto", esperando agora que os socialistas, possam, "pelo menos, viabilizar a iniciativa com a sua abstenção", concluiu.
 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados