Açoriano Oriental
PSD/Açores propõe plano de investimentos regional participativo
O PSD/Açores vai apresentar uma proposta no parlamento açoriano com o objetivo de ser criado o Plano de Investimentos Participativo da região autónoma, anunciou o presidente do partido, Duarte Freitas.
PSD/Açores propõe plano de investimentos regional participativo

Autor: Lusa/AO online

A iniciativa legislativa social-democrata "recomenda ao Governo Regional que reserve uma percentagem de 3% do valor global do Plano Regional Anual para o Plano de Investimentos Participativo", explicou Duarte Freitas, numa conferência de imprensa em Ponta Delgada.

"No processo de apresentação de propostas, os cidadãos devem ser convidados a participar de forma individual ou organizada, sendo que a validação e enquadramento das propostas deve merecer a análise final do Governo Regional, ouvidos os órgãos de ilha, de forma a que não se subvertam os objetivos globais regionais e que todas as ilhas e concelhos se revejam no processo", acrescentou.

Duarte Freitas manifestou ainda a disponibilidade do PSD/Açores para, "em diálogo com as outras forças políticas parlamentares, fazer os ajustes necessários para que possa existir um compromisso global que viabilize já para 2016 o envolvimento dos cidadãos nos documentos orçamentais".

O presidente do PSD/Açores lembrou que durante o debate do orçamento e plano de investimentos dos Açores para este ano percorreu "todos os concelhos" do arquipélago e reuniu-se "com centenas de pessoas, num processo de auscultação que se revelou determinante para a abordagem política que se deve fazer" aos documentos orçamentais da região.

"Dessa experiência retirámos conclusões para o debate do Plano e Orçamento de 2015 e ideias, propostas e sugestões dos açorianos quanto à pertinência de se aprofundar a participação das pessoas nos documentos de planeamento político e financeiro das nossas ilhas. Vamos renovar e aprofundar este processo, auscultando, de novo e de forma direta, os cidadãos de todas as ilhas sobre as suas expectativas, inquietações e ambições para o ano de 2016", acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados