PSD/Açores inicia jornadas parlamentares sob o lema das acessibilidades e da saúde

PSD/Açores inicia jornadas parlamentares sob o lema das acessibilidades e da saúde

 

Lusa/AO Online   Regional   17 de Jul de 2019, 17:22

O PSD/Açores iniciou esta quarta-feira umas jornadas parlamentares no grupo ocidental, sob o lema das acessibilidade e da saúde, temas que constituem as principais preocupações dos habitantes locais.

"Não obstante o anúncio do Governo, em aumentar o número de lugares disponíveis, para ao verão IATA, em cerca de 7.500 lugares, o que se verifica é que hoje continuam doentes das Flores a terem de esperar 4/5 dias fora da sua ilha, por que não conseguem uma confirmação para uma viagem de regresso às Flores, ou a terem de sair dois a três dias mais cedo, para irem a uma consulta", lamentou Bruno Belo, deputado social-democrata, em declarações aos jornalistas, nas Lajes das Flores.

Para o PSD/Açores, está também na altura de o executivo regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, "cumprir aquilo que está legislado", nomeadamente no que diz respeito ao valor das diárias pagas aos doentes deslocados para as ilhas com hospital.

"O modelo de pagamento foi alterado, antes era feito pelas unidades de saúde de ilha, e neste momento é feito pelos hospitais", recorda Bruno Belo, que diz não compreender como é que os gestores hospitalares dizem agora que "não têm recursos humanos suficientes para proceder aos pagamentos".

No entender do social-democrata, esta situação acaba por prejudicar, sobretudo, os doentes deslocados, que aguardam, muitas vezes, pelos seus reembolsos: "há pessoas que há seis meses esperam pelo valor da sua diária, que lhes é devido".

Os deputados do PSD à Assembleia Legislativa dos Açores vão também visitar, no âmbito destas jornadas parlamentares, "um conjunto de investimentos que tardam em ser concretizados" como é o caso das obras de recuperação dos estragos provocados pelo mau tempo no porto comercial das Lajes das Flores e no núcleo de recreio náutico.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.