PSD/Açores denuncia falta de especialistas no hospital da Horta
11 de abr. de 2013, 16:50
— Lusa/AO Online
O documento, subscrito por Costa Pereira, Luís Garcia e Luís Maurício, lembra que o hospital da Horta perdeu dois dos três ortopedistas que tinha, e ficou sem pneumologista, sem nefrologista, sem urologista e sem ginecologista.
"Nos últimos tempos, tem-se assistido a uma muito preocupante diminuição de especialistas no hospital da Horta, que em muito afeta a capacidade de oferta médica e que pode comprometer o seu papel no Serviço Regional de Saúde", alegam os social-democratas.
Segundo recorda o PSD/Açores, um dos médicos em causa morreu, dois passaram à reforma e um optou por "cessar o contrato" com o hospital, que já abriu concursos para o preenchimento destas vagas, mas que "têm ficado desertos".
Para os deputados social-democratas, a solução passa pela adoção de uma "eficaz política de incentivos que estimule a vinda de especialistas para as unidades de saúde mais periféricas", como é o caso do hospital da Horta.
O PSD/Açores sublinha que, além da função que desempenha ao nível da prestação de cuidados de saúde às ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo, o Hospital da Horta tem também um papel "nuclear e essencial na vida social e económica" na comunidade onde está inserido, já que dá trabalho a cerca de 500 profissionais.
Confrontado com esta situação, o gabinete do secretário regional da Saúde disse à agência Lusa que o hospital da Horta "tem total cobertura, por parte da tutela, para contratar os especialistas necessários" para resolver o problema.