Açoriano Oriental
PSD/Açores aposta na saúde entre princípios orientadores do programa de governo
O líder do PSD/Açores reafirmou hoje que pretende criar unidades de saúde familiar e lançar um programa de recuperação das listas de espera cirúrgicas, como princípios orientadores do programa de governo do partido
PSD/Açores aposta na saúde entre princípios orientadores do programa de governo

Autor: LUSA/AO online

Duarte Freitas, que falava em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na apresentação dos princípios orientadores do programa, anunciou, ainda na área da saúde, a intenção de estender a rede de cuidados continuados a todas as ilhas dos Açores.

A 16 de outubro os açorianos vão ser chamados a votar para eleger a futura Assembleia Legislativa Regional.

No âmbito da educação, o dirigente social-democrata e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Miguel pretende celebrar contratos de autonomia das escolas e promover o desenvolvimento de uma “cultura escolar de cooperação e proximidade ajustada às características de cada uma das parcelas” dos Açores.

Por outro lado, Duarte Freitas quer que se passe a olhar para o setor privado como “alavanca da criação de emprego”, destacando que as pequenas e médias empresas são responsáveis pela criação de 70% do emprego nos Açores, mas no último quadro comunitário de apoio apenas 20% dos fundos foram canalizados para o setor.

O presidente social-democrata quer também captar investimento junto da diáspora, onde considera que existem “muitas oportunidades” para os Açores.

Nesse contexto, pretende colocar a Direção Regional das Comunidades sob tutela da Economia.

“Os grandes desafios para o futuro Governo dos Açores são a educação de qualidade e o combate ao insucesso escolar, a saúde e a garantia de acesso aos cuidados de saúde a todos os açorianos em tempo útil, bem como a criação de uma verdadeira política agrícola regional que possa assegurar rendimento, dignidade e estabilidade ao setor”, declarou.

Duarte Freitas identificou como outros “grandes desafios” a criação de emprego e o aumento dos rendimentos da população, com especial atenção para os jovens que procuram o primeiro emprego.

O dirigente considerou igualmente que os transportes e as ligações entre as ilhas são “fundamentais para o desenvolvimento e para a coesão territorial, económica e social.

Duarte Freitas revelou que 100 independentes contribuíram ao longo dos últimos dois anos para a elaboração da proposta do programa de governo que pretende ser uma “alternativa aos 20 anos de poder do PS”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados