Açoriano Oriental
Debate sobre reforma da autonomia adiado para depois de legislativas
O líder do PSD/Açores afirmou esta quinta-feira que o encontro solicitado pelo presidente do PS/Açores para debater, em julho, a reforma da autonomia com vários partidos políticos só deverá ocorrer depois das eleições legislativas.
Debate sobre reforma da autonomia adiado para depois de legislativas

Autor: Lusa/AO Online

 

“Já houve algumas conversas acerca do assunto. Penso que, no seu devido tempo, essa situação sofrerá as evoluções necessárias. Estamos num período de pré campanha eleitoral. Acho que é melhor essas coisas serem tratadas e conversadas depois”, afirmou Duarte Freitas, à margem da apresentação da segunda edição da universidade de verão organizada pelo PSD e JDS nos Açores.

No final de junho, o presidente do PS/Açores enviou uma carta a vários partidos políticos no arquipélago, convidando-os para um encontro em julho, que permita um “esclarecimento mútuo, concretização de propostas já avançadas e debate” em torno da reforma da autonomia.

Na carta assinada por Vasco Cordeiro e enviada aos partidos com assento parlamentar (PSD, CDS/PP, PCP, BE e PPM) e ao Partido Democrático do Atlântico (PDA), o único partido nacional com sede nos Açores, o líder dos socialistas açorianos defende que “devem ser criadas as condições para que este processo seja o mais abrangente e participado possível”.

Duarte Freitas adiantou que “não há ainda nenhuma data” para a realização do encontro com Vasco Cordeiro.

Fonte do PS/Açores adiantou à Lusa que “todos os partidos foram contactados”, mas, “considerando que um tema tão sensível e importante deverá ser debatido e analisado com serenidade e sem o sobressalto normal do período eleitoral, entendeu-se retomar conversações após as eleições legislativas”, agendadas para 04 de outubro.

A 25 de maio, Vasco Cordeiro disse na ilha das Flores, onde decorreram este ano as cerimónias oficiais do Dia da Região, que, 40 anos decorridos sobre a consagração constitucional da autonomia político-administrativa, era tempo de dar “o passo seguinte”, propondo existirem candidaturas de cidadãos independentes e listas abertas nas eleições para o parlamento regional, além de reforço da natureza e funções dos Conselhos de Ilha e a extinção do cargo de Representante da República.

No início de junho, o presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, enviou uma carta ao presidente do PS açoriano e do Governo Regional, Vasco Cordeiro, a propor-lhe a abertura da discussão da reforma do sistema político autonómico, na qual lhe manifestou vontade de se poderem sentar à mesa para discutir e "alinhavar" aquilo "que pode ser a autonomia do futuro", o que, "naturalmente, terá de agrupar todas as forças políticas".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados