Açoriano Oriental
PS quer "centro para obervação oceânica" nos Açores para aproveitar potencial do mar
O projeto de programa eleitoral do PS propõe a instalação de um "centro para a observação oceânica" nos Açores para aproveitar o potencial do mar.
PS quer "centro para obervação oceânica" nos Açores para aproveitar potencial do mar

Autor: Lusa/AO online

 

"Portugal tem um enorme e ainda desaproveitado espaço sob jurisdição marítima com recursos que podem transformar o futuro de Portugal", lê-se no guião do programa, a que a agência Lusa teve acesso.

O documento lembra, ainda, a previsível extensão da plataforma continental portuguesa, na sequência de uma proposta nacional nesse sentido que vai ser apreciada no seio das Nações Unidas.

"Com a nossa Zona Económica Exclusiva e a extensão da Plataforma Continental, as áreas sob jurisdição portuguesa ocuparão um espaço relevante no oceano atlântico: é preciso explorar este potencial", dizem os socialistas no guião do programa, propondo, neste contexto, "instalar nos Açores um Centro para a Observação Oceânica que desenvolva linhas de investigação científica nas áreas da robótica, biologia, oceanografia e vulcanologia".

A proposta do PS vai ao encontro de reiteradas declarações no mesmo sentido que têm sido feitas por autoridades açorianas e, em especial, pelo Governo Regional dos Açores (socialista).

Ainda hoje o presidente do executivo regional e do PS/Açores, Vasco Cordeiro, aproveitou a inauguração de uma estação geodésica e espacial na ilha de Santa Maria para condenar "a incapacidade" do país em aproveitar o potencial da localização do arquipélago para a projeção internacional de Portugal em diversos domínios, entre os quais, o mar.

"Se hoje estamos a falar na área espacial, da astrometria, também poderíamos falar do mar, deste potencial imenso que pela sua localização os Açores garantem para a projeção do nosso país, da qual o exemplo mais palpável será talvez o processo de extensão da plataforma continental", afirmou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados