Açoriano Oriental
PS promove interpelação ao executivo regional no parlamento sobre acordo com Governo da República
O PS vai apresentar na segunda-feira um requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa dos Açores para promover uma interpelação ao Governo Regional sobre o memorando de entendimento que assinou com o Governo da República.
PS promove interpelação ao executivo regional no parlamento sobre acordo com Governo da República

Autor: Lusa/AO Online

 

“Queremos promover esta interpelação ao governo para que seja possível esclarecer no parlamento todas as questões relacionadas com esta matéria”, afirmou hoje Berto Messias, líder parlamentar do PS/Açores, em declarações à Lusa.

Berto Messias acrescentou que este “amplo debate” sobre o acordo que define as condições em que o Governo Regional tem acesso a um empréstimo estatal de 135 ME terá lugar na sessão plenária de setembro, a última desta legislatura.

“O PS está muito consciente sobre a matéria em questão, mas temos ouvido muitas declarações desconhecedoras e muito aproveitamento eleitoral da questão, pelo que vamos promover este debate para esclarecer tudo”, frisou Berto Messias, numa referência ao facto de a interpelação ao executivo ser promovida pelo partido da maioria nos Açores.

Berto Messias salientou que, na perspetiva dos socialistas, o acordo assinado com o Governo da República, “não põe em causa a autonomia dos Açores e não se pode comparar ao plano de assistência financeira em curso na Madeira”.

O Governo Regional, de maioria socialista, tem vindo a desvalorizar as condições impostas neste acordo, alegando que não colocam em causa a autonomia regional e algumas já são cumpridas no relacionamento com o governo central, mas a oposição tem uma opinião diferente, considerando que o regime autonómico sofre um ataque com este memorando de entendimento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados