Açoriano Oriental
Açores/Eleições
PS e BE encontram-se em feira agrícola no penúlimo dia de campanha
O penúltimo dia de campanha para as eleições regionais de domingo vai juntar os candidatos do PS e do BE na mesma feira agrícola, no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel.

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo a agenda de campanha do presidente do PS/Açores e candidato pelo círculo eleitoral de São Miguel, Vasco Cordeiro visita de manhã a feira agrícola na Associação Agrícola de São Miguel, em Campo de Santana, vila de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande.

A coordenadora do Bloco de Esquerda e candidata por São Miguel, Zuraida Soares, tem prevista uma iniciativa de campanha na também chamada Feira de Santana.

Enquanto o Bloco de Esquerda não anuncia mais iniciativas para hoje, o candidato socialista Vasco Cordeiro realiza um comício de encerramento da campanha e terá a seu lado Carlos César, ex-presidente do Governo Regional, presidente do PS nacional e mandatário regional.

O líder do PSD/Açores e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Miguel, Duarte Freitas, participa de manhã numa arruada em Rabo de Peixe, freguesia do concelho da Ribeira Grande.

O candidato a presidente do Governo Regional segue depois para a vila da Ribeira Grande, onde estará junto ao Centro de Saúde e tem ainda um encontro com jovens no Centro Empresarial dos Açores.

Duarte Freitas encerra o penúltimo dia de campanha com um comício em Ponta Delgada.

O candidato do CDS-PP pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, Artur Lima, apresenta as propostas da sua candidatura para o aeroporto das Lajes e para o setor dos transportes.

O coordenador da CDU/Açores e cabeça de lista pelo círculo de São Miguel, Aníbal Pires, está na ilha do Faial.

Aníbal Pires começa o dia de campanha na freguesia de Pedro Miguel, na ilha do Faial, em contactos com a população e à noite participa num jantar com candidatos e apoiantes.

O candidato do PPM pelo círculo eleitoral da ilha do Corvo, Paulo Estevão, visita as obras de ampliação do Porto da Casa.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados