Açoriano Oriental
PS do Faial preocupado com Escola do Mar dos Açores

O Secretariado de Ilha do PS/Faial manifestou a sua preocupação com os constrangimentos colocados à Escola do Mar dos Açores na sequência da demissão do anterior conselho de administração e a saída da diretora executiva.

PS do Faial preocupado com Escola do Mar dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Esta situação, para além de colocar em causa a própria Escola do Mar, põe ainda em causa um desígnio estratégico do Faial, mas também dos Açores, dado que esta instituição constitui um elemento fundamental na estratégia de aproveitamento das potencialidades que o mar oferece à região, para além de contribuir para a dinâmica económica da ilha”, referem os socialistas em comunicado.

Segundo o PS/Faial, as questões que “têm sido noticiadas desde o passado mês de maio não dignificam a instituição inaugurada há menos de um ano, nem contribuem para o bom nome desta estrutura formativa, cuja oferta se pretende que seja uma referência nacional e internacional na formação de profissões ligadas a este setor”.

Para o maior partido da oposição, o Governo Regional "não pode, nem deve, utilizar a Escola do Mar dos Açores para fins político-partidários”, lamentando “o desastre que este executivo tem vindo a demonstrar na gestão de importantes infraestruturas para região”.

O PS/Faial considera que os Açores “estão a ficar para trás num conjunto de matérias”, manifestando “preocupação com a retoma do setor turístico, mas também com o futuro da Escola do Mar, que se pretende "seja um ativo estratégico da aposta da região na economia Azul”.

Na segunda-feira, o BE/Açores questionou o Governo Regional sobre o afastamento da diretora da Escola do Mar, Ana Fraga, e defendeu a audição do secretário do Mar e das Pescas no parlamento açoriano para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Em nota de imprensa, os bloquistas defendem serem necessários “esclarecimentos sobre os recentes acontecimentos na Escola do Mar dos Açores, que levaram à demissão do anterior conselho de administração e ao afastamento da diretora executiva da Escola, que foi hoje impedida de permanecer nas instalações”.

Na semana passada foi revelado que o secretário regional do Mar se tinha demitido da associação que gere a Escola do Mar no final de maio, alegando falta de confiança política na restante administração.

Segunda-feira, a RTP/Açores noticiou que a ex-administradora Ana Fraga, entretanto afastada das funções, foi impedida de entrar nas instalações da Escola do Mar, tendo chamado a Polícia de Segurança Pública (PSP).

No comunicado, o BE/Açores realça a importância da Escola do Mar para o “desenvolvimento do Faial e da região”, considerando necessário “perceber quais são os planos do Governo para o futuro desta instituição”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados