Açoriano Oriental
PS diz que reforço de verbas para freguesias de Ponta Delgada foi exigência socialista

O PS de Ponta Delgada afirmou esta quinta-feira que o montante que a câmara local, do PSD, vai transferir este ano para as 24 freguesias do concelho resultou de "uma exigência dos vereadores socialistas" nas negociações do orçamento municipal.

PS diz que reforço de verbas para freguesias de Ponta Delgada foi exigência socialista

Autor: Lusa/AO online

Na quarta-feira, a câmara de Ponta Delgada anunciou que vai transferir este ano 1,85 milhões de euros para as 24 de juntas de freguesia do concelho, um aumento face a transferências de 1,52 milhões de euros em 2017.

Hoje, um comunicado do secretariado do PS de Ponta Delgada congratula-se com o anúncio, mas frisa que "o montante a descentralizar para todas as freguesias do concelho resultou de uma exigência dos vereadores do PS apresentada, em dezembro passado, no âmbito da negociação política que permitiu viabilizar o orçamento municipal para 2018 e o plano plurianual de investimentos 2018/2021".

E advogam os socialistas: "Ao contrário do que foi sugerido pelo anúncio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, na anteproposta de orçamento para 2018, apresentada pelo presidente José Bolieiro, constava apenas uma majoração de 20% nas transferências para as juntas de freguesia urbanas - mantendo o mesmo valor para as freguesias rurais, sendo 1 milhão e 400 mil euros o montante inscrito".

O PS sublinha que procedeu à apresentação de "várias propostas de alteração aos documentos iniciais, com destaque para o aumento de 20% nas transferências de verbas do município para todas as juntas freguesias do concelho - e não apenas para as freguesias urbanas".

"Ainda no plano das negociações do Orçamento para 2018 e do plano plurianual de investimentos 2018/2021, e também por proposta dos vereadores do PS, as juntas de freguesia vão passar a disponibilizar o serviço de cobrança de água, evitando-se, desta forma, constrangimentos e deslocações desnecessárias ao centro da cidade", acrescentam.

Os socialistas reafirmam que manterão como "uma das suas prioridades políticas o desenvolvimento sustentado de cada uma das 24 freguesias de Ponta Delgada, com o objetivo de promover a coesão territorial, social e económica" do concelho.

"Neste como em outros casos, o esquecimento ou a omissão não podem encobrir a verdade, sob pena de se estar perante a usurpação do mérito alheio", lê-se ainda no comunicado do secretariado do PS de Ponta Delgada.

O PSD manteve nas últimas eleições autárquicas a maioria na Câmara de Ponta Delgada, mas perdeu a maioria na Assembleia Municipal para o PS.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados