Açoriano Oriental
PS diz não ter sido assumido “compromisso” para criar núcleo dos cabos submarinos na Horta

A deputada do PS/Açores Ana Luís disse que o Governo dos Açores “ainda não assumiu qualquer compromisso” para transformar a Trinity House e Joint Cable Station, um edifício histórico na Horta, em núcleo museológico dos cabos submarinos.

PS diz não ter sido assumido “compromisso” para criar núcleo dos cabos submarinos na Horta

Autor: Lusa/AO Online

Em nota de imprensa, a socialista diz que “finalmente” o Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, decidiu lançar o concurso para a reabilitação da cobertura da Trinity House, uma intervenção “projetada na legislatura passada”.

Ana Luís disse esperar que o executivo açoriano não abdique de “garantir a recuperação de todo o edifício” para realizar “a instalação do núcleo museológico dos cabos submarinos, tal como estava previsto” na legislatura anterior.

“Ao contrário do que alguns tentam fazer crer, [o Governo Regional] ainda não assumiu qualquer compromisso com a reabilitação de todo o edifício e posterior instalação do núcleo museológico dos cabos submarinos, tão importante para o Faial e para os Açores”, lê-se no comunicado.

A socialista refere ainda que a reabilitação não foi lançada pelo anterior executivo açoriano, liderado pelo PS, porque o edifício “teve de ser utilizado como espaço de apoio" à escola básica e integrada da Horta.

Na quarta-feira, o Governo dos Açores anunciou o lançamento de um concurso para a reabilitação da Trinity House e Joint Cable Station, um edifício histórico da cidade da Horta que será transformado no núcleo museológico dos cabos submarinos.

“A Trinity House e Joint Cable Station será reabilitada igualmente ao nível das infraestruturas, adaptando-a às novas funcionalidades como núcleo museológico dos cabos submarinos e conferindo-lhe uma renovada centralidade no percurso museográfico da ilha do Faial”, avançou o Governo açoriano em comunicado.

Localizado no centro da Horta, a Trinity House é um edifício construído em 1902 para servir o centro de operações das companhias de cabos submarinos inglesa, americana e alemã.

O primeiro cabo submarino foi instalado na Horta em 1893 pela companhia inglesa Telegraph Construction and Maintenance Company, surgindo mais tarde outras companhias inglesas, norte-americanas e alemãs.

A presença de muitos estrangeiros numa pequena ilha como o Faial deu um enorme impulso na economia local e influenciou a sociedade faialense, de tal forma que essa influência ainda hoje permanece bem visível, sobretudo em termos arquitetónicos.

Além da Trinity House, as companhias de cabos submarinos construíram o edifício onde funciona o Hotel Fayal e também a denominada ‘Colónia Alemã’, imóveis onde estão instalados departamentos do Governo regional ligados à agricultura, pescas e ambiente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados