Açoriano Oriental
PS/Açores aponta qualificação e sustentabilidade como principais desafios do turismo na região
O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, considerou hoje que os principais desafios do turismo nos Açores são a qualificação de recursos humanos e de produtos turísticos e a sustentabilidade económica e ambiental
PS/Açores aponta qualificação e sustentabilidade como principais desafios do turismo na região

Autor: LUSA/AO online

"Estamos numa fase de crescimento muito intenso, mas é agora que nos temos que precaver para que, como é natural que aconteça, essas taxas de crescimento não se mantenham indefinidamente e temos de precaver agora a sustentabilidade económica, em termos de resolver o problema da sazonalidade deste setor, para garantir que é um setor sustentável e que tenha capacidade de progressão ao longo do tempo", frisou.

Vasco Cordeiro falava, em declarações aos jornalistas, à saída de uma reunião com a mesa de turismo da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo.

A cerca de dois meses das eleições legislativas regionais, o líder do PS/Açores, que se recandidata como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de São Miguel, realçou também a necessidade de uma maior atenção, nos próximos anos, à sustentabilidade ambiental do turismo na região.

"Esse trabalho tem de ser reforçado na próxima legislatura, no sentido de termos uma ideia muito precisa e atualizada, quer em termos de capacidade de carga de várias atrações turísticas das nossas ilhas, quer em termos da carga que a cada momento está a ser realizada nesses locais", salientou.

Por outro lado, Vasco Cordeiro defendeu uma maior aposta na qualificação de recursos humanos, propondo que se faça uma comparação com o que se faz de melhor no mundo neste setor para melhorar os serviços prestados na região.

Nesse sentido, propôs a criação de um "programa de intercâmbio" dirigido aos profissionais desta área, que permita o contacto com realidades que possam "puxar para cima essa qualificação", para que o setor turístico possa contribuir para o desenvolvimento e progresso dos Açores.

Segundo o líder do PS/Açores, que é também presidente do Governo Regional, os números do turismo na ilha Terceira, nos primeiros meses do ano, são um bom exemplo da recuperação do setor nos Açores.

"No caso concreto da ilha Terceira, em termos de turismo, nós temos um crescimento nos primeiros cinco meses de 2016 de mais de 90% em termos de turistas, mais de 130% em termos do número de dormidas, mais de 60% em termos de proveitos totais desta atividade", frisou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados