Açoriano Oriental
Covid-19
Próximo lote de vacinas chega aos Açores na primeira semana de fevereiro

O próximo lote de vacinas contra a covid-19 para os Açores deverá chegar na primeira semana de fevereiro, altura em que a vacinação será alargada às ilhas onde ainda não foi iniciada, revelou o Governo Regional.

Próximo lote de vacinas chega aos Açores na primeira semana de fevereiro

Autor: Lusa/AO Online

“A informação que temos é que chegarão novas vacinas na primeira semana de fevereiro e essas sim já serão distribuídas pelas outras ilhas, de acordo com os critérios identificados pelo Governo Regional e que constam do Plano Regional de Vacinação”, adiantou o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

A vacinação contra a covid-19 nos Açores arrancou, no dia 31 de dezembro de 2020, nos lares de idosos das ilhas Terceira e São Miguel, as duas em que foi detetada transmissão comunitária no arquipélago.

“As vacinas chegaram aos Açores na noite de 30 de dezembro, no dia 31 já estavam a ser transportadas para Ponta Delgada e pelas 10:00 estava iniciado o processo de vacinação na ilha de São Miguel e na ilha Terceira, com a vacinação dos utentes dos lares e respetivos profissionais”, sublinhou Clélio Meneses.

O processo foi alargado, entretanto, também a profissionais do Serviço Regional de Saúde e, segundo o governante, “esta semana ficam vacinados mais de 5.000 açorianos”.

O secretário regional da Saúde ressalvou, no entanto, que a evolução do processo de vacinação está dependente dos fornecedores.

“Pela informação que temos, o novo lote chegará, em princípio, na primeira semana de fevereiro. Estes números e estas datas são sempre relativos, porque não dependem de nós. O que depende de nós é, depois de chegar à região, a forma como é administrada a vacina nos Açores e aos açorianos”, sublinhou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados