Açoriano Oriental
Proteção Civil responde a 35 ocorrências devido a chuva em Faro
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro respondeu esta quinta-feira à tarde a 35 ocorrências relacionadas com a chuva que caiu sobre a capital algarvia, alagando ruas, lojas e casas, sobretudo na baixa da cidade.

Autor: Lusa/AO online

 

Em declarações à Lusa, o segundo comandante distrital, Abel Gomes, referiu que, apesar de o número de ocorrências não ter sido muito elevado, os pedidos de alerta chegaram todos "em simultâneo", entre as 13:30 e as 14:40, hora em que a chuva caiu com maior intensidade.

De acordo com o responsável, a situação agravou-se pelo facto de a chuvada ter coincidido com o período de preia-mar (ponto mais alto da maré), o que dificultou o escoamento de água, causando inundações em vários pontos do concelho, mas sobretudo no centro de Faro.

Apesar da intensidade da chuva, não há desalojados ou vítimas a registar, acrescentou, adiantando que houve uma pequena derrocada numa casa, que depois se verificou servir apenas como armazém e não para habitação.

A chuva provocou ainda o condicionamento do trânsito e interrupções no fornecimento de eletricidade, desativando alguns semáforos.

O presidente da autarquia, Rogério Bacalhau, referiu, por seu turno, que, apesar de a situação estar já controlada, os pontos mais críticos são o Largo de São Francisco, a Avenida da República e a Rua de São Luís, onde foram registados alagamentos com alguma dimensão.

Até às 18:00, vigora para o distrito de Faro um aviso amarelo de precipitação, com episódios pontuais e fortes, acompanhada de trovoada.

No resto do Algarve, apesar de também ter chovido, a situação não é preocupante, segundo o CDOS.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados