Proteção Civil alerta para precipitação forte nos Açores

Proteção Civil alerta para precipitação forte nos Açores

 

Lusa/Ao online   Regional   6 de Jan de 2019, 16:37

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou este domingo para a possibilidade de ocorrer chuva forte nas ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira).

Segundo o aviso da Proteção Civil açoriana, lançado com base na informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aquelas cinco ilhas vão estar sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje, já depois de, no sábado, sete das nove ilhas terem estado sob o mesmo nível de aviso, devido à precipitação.

O agravamento do estado do tempo no arquipélago deve-se à passagem de uma "frente fria", que tem provocado, ao longo de dois dias, precipitação, por vezes forte, e vento forte com rajadas até aos 80 quilómetros por hora (km/h), além de ondulação até quatro metros.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, por isso, que os habitantes das ilhas sob aviso "não circulem sem necessidade", para não "atrapalharem a circulação das forças de segurança", em caso de alguma ocorrência.

As autoridades advertem também para a possibilidade de queda de muros, taludes e postes, devido à erosão dos solos que a as águas poderão provocar.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.