Projecto Açores terminou regata Spi Ouest France na 67ª posição (vídeo)
2 de abr. de 2013, 18:21
— Nuno Martins Neves
Naquela que foi a sua estreia internacional, a equipa que junta André Azad, Filipe Lima e Nuno Pimentel, do Clube Naval de Ponta Delgada, a Marco Santos, do Clube Naval da Horta, fez um balanço “extremamente positivo”
“Numa prova que é o maior ajuntamento europeu de embarcações à vela podemos afirmar, com toda a certeza, que as expectativas foram superadas. No plano desportivo apesar de não termos alcançado a metade da tabela classificativa temos a plena consciência que fomos evoluindo ao longo do evento desportivo, tendo mesmo alcançado um 4º lugar numa das regatas da frota de Prata”, afirmaram ao Açoriano Oriental.
Dos quatro dias de prova, o quarteto de velejadores açorianos começaram logo com um contratempo, naquele que foi, para eles, o pior momento em prova, quando na primeira regata rasgaram o spinnaker, o que condicionou as restantes regatas do dia.
Já o melhor momento foi “termos vivido e experienciado este grande evento que é o Spi Ouest France que vai na sua 35ª edição. Não nos podemos esquecer que estivemos num evento muito competitivo e que foi a primeira prova do campeonato nacional francês da classe J80”.
Apesar de ter sido uma dupla estreia - não só na prova internacional, como também na classe de embarcação - os velejadores consideram que tiveram uma participação em crescendo.
“Sentimos que fomos evoluindo ao longo da prova tanto em termos técnicos como tácticos. Como esta foi uma regata em que não conhecíamos o barco foi tudo novo para nós. Não obstante e como todos os atletas do Projecto Azores têm uma formação nas escolas de vela do CNPDL e CNH não sentimos muita dificuldade na adaptação ao barco e ao tipo de regata”, defenderam.