Açoriano Oriental
Programa Erasmus+ deu 650 mil bolsas no primeiro ano
O programa Erasmus+ concedeu 650 mil bolsas de mobilidade desde que foi criado, há um ano, das quais quase 7.000 em Portugal, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Programa Erasmus+ deu 650 mil bolsas no primeiro ano

Autor: Lusa/AO Online

No seu primeiro ano de existência, o programa concedeu 650 bolsas de mobilidade a estudantes, estagiários, professores, voluntários e outros jovens, tendo ainda, segundo um comunicado de imprensa, preparado o terreno para os primeiros empréstimos a estudantes para um curso completo de mestrado no estrangeiro.

Em Portugal, foram concedidas 6.957 bolsas no âmbito do programa Erasmus+, que tem por finalidade apoiar a modernização dos sistemas de educação, formação e juventude, melhorando simultaneamente as competências dos estudantes, as perspetivas de emprego e a sua participação ativa na sociedade.

Segundo a Comissão Europeia, o programa – com um orçamento de 2.000 milhões de euros neste primeiro ano, “já proporcionou a mais de um milhão de pessoas a oportunidade de participar em 18.000 projetos financiados”.

O programa, que vigorará até 2020, está dotado de uma verba de 14.700 milhões de euros e deverá proporcionar a mais de quatro milhões de europeus oportunidades de estudar, realizar formação, adquirir experiência de trabalho e fazer voluntariado no estrangeiro.

Pela primeira vez, o programa oferece igualmente financiamento específico para ações no domínio do desporto, no intuito de desenvolver a sua dimensão europeia e combater as suas grandes ameaças a nível internacional, tais como a viciação de resultados e a dopagem.

“O número impressionante de participantes prova quão importante é o contributo do programa para a melhoria das perspetivas de emprego dos jovens, ajudando-os a adquirir novas competências e experiências e apoiando a modernização dos sistemas de educação, de formação e de juventude”, disse o comissário europeu para Educação, Tibor Navracsics.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados