Agricultura

Produção leiteira cresceu 1,7 % até Outubro

Produção leiteira cresceu 1,7 % até Outubro

 

LUSA/AOnline   Regional   17 de Dez de 2011, 11:06

A produção de leite nos Açores cresceu 1,7 por cento até Outubro, para um total acumulado de 468 milhões de litros, recuperando das perdas registadas nos dois primeiros meses do ano, revelou hoje o Serviço Regional de Estatística.

O volume de leite entregue para transformação nas fábricas da ilha de S. Miguel, que concentram mais de metade da produção leiteira açoriana, aumentou nos primeiros dez meses deste ano de 290 milhões para 298 milhões de litros, face ao período homólogo de 2010.

Na ilha Terceira, que detém a segunda maior produção regional, verificou-se também um aumento de leite entregue à indústria, de 117 milhões para 118 milhões.

A produção leiteira açoriana, que representa cerca de 30 por cento da nacional, garante matéria prima à principal indústria da região que é, também, o maior exportador do arquipélago.

O Governo Regional abriu este mês uma nova operação de resgate de quota leiteira, que segundo a Federação Agrícola dos Açores (FAA) poderá determinar que um em cada dez produtores de leite do arquipélago abandonem a atividade no próximo ano.

A produção de leite na União Europeia é regulada por um regime de quotas que estabelece um limite máximo para o volume de leite que cada agricultor pode entregar à indústria, consistindo a operação de resgate hoje lançada pelo Executivo açoriano na tomada de quotas individuais mediante o pagamento de 20 cêntimos por litro dos direitos respetivos.

Segundo a FAA, a eventual saída de atividade de 300 dos 3.400 ativos afetos ao setor não deverá implicar um abaixamento da produção, podendo, antes, potenciar o seu aumento.

“O ativo do setor tem vindo a baixar, mas devido ao crescimento das explorações e à qualificação dos produtores tem-se assistido na região a um aumento da produção”, sublinhou o presidente da FAA, Jorge Rita, em declarações sobre o novo resgate.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.