Açoriano Oriental
Procura pela mineração no mar dos Açores aumenta e investigação diminui

A deputada do BE ao parlamento dos Açores, Zuraida Soares, manifestou hoje a sua preocupação pelo facto de a procura pela mineração nos mares do arquipélago estar a aumentar, ao mesmo tempo que a investigação diminui.

Procura pela mineração no mar dos Açores aumenta e investigação diminui

Autor: Lusa/AO online


"Vamos ter alguma investigação científica, sim, mas ao serviço de interesses que não são os dos Açores", lamentou a parlamentar bloquista, durante uma interpelação ao Governo Regional do PS realizada hoje na sede do parlamento, na cidade da Horta, sobre "Mar, Ciência e Tecnologia".

Zuraida Soares lembrou que, nesta altura, "há mais dinheiro para a investigação e para o conhecimento do que nunca", mas lamentou que estejam a perder "pessoas e instrumentos" que poderiam ajudar a proteger os interesses da região, perante um cenário de exploração de minerais nos mares da região.

"A prová-lo temos, por exemplo, o caso do IMAR (Instituto do Mar): se não fechou, parece", sublinhou a dirigente bloquista, recordando também que, nos Açores, o número de investigadores doutorados, nos últimos cinco anos, diminuiu 22%, o de investigadores não vinculados à Universidade dos Açores, diminuiu 25% e o de estudantes de doutoramento, diminuiu 44%.

Contudo, o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, garantiu em plenário, em resposta ao BE, que não há o risco de "saque" e de a região ficar dependente de interesses de empresas de mineração.

"Convém clarificar de uma vez por todas que, neste momento, não existe absolutamente projeto nenhum nesta área para a mineração dos fundos dos nossos mares e, portanto, é uma mistificação que o nosso mar está a saque, está a ser roubado, etc", assegurou o governante no parlamento.

Já Luís Rendeiro, deputado do PSD, manifestou-se mais preocupado com o futuro do Air Center, prometido pelo Governo Regional para a ilha Terceira, para mitigar a redução do contingente laboral na Base das Lajes.

"Gostaria de saber quais os investimentos concretos, para quando, qual o valor, qual o número de empregos, onde fica e já agora, o que é a sede do Air Center na Terceira, quem é que lá está e o que é que lá se faz?", questionou o deputado social-democrata.

Uma pergunta dirigida, primeiro ao secretário regional, Gui Menezes, e, numa segunda fase, ao presidente do Governo, Vasco Cordeiro, também presente na sala de plenário, mas que não obteve resposta.

Quem respondeu foi José Contente, deputado do PS, que aproveitou para criticar a falta de conhecimento e de crédito que a oposição demonstra quando se fala de ciência, recordando vários investimentos realizados pelo executivo regional nesta área, nos últimos anos.

Os restantes partidos da oposição foram também críticos em relação ao desempenho do Governo Regional no setor da ciência, lamentando que haja "falta de estratégia" nesta área da governação.

"Não temos estratégia, não temos apoio à ciência e não temos determinação na defesa dos interesses dos Açores", apontou Paulo Estevão, do PPM.

Já Alonso Miguel, do CDS, lembrou que os investigadores açorianos continuem a trabalhar "em precariedade", por culpa da "falta de estratégia" do Governo para este setor.

"Os investigadores vivem numa incerteza, sem saberem se o próximo projeto terá ou não financiamento assegurado", recordou o parlamentar centrista.

Também João Paulo Corvelo, do PCP, lamentou que a precariedade do emprego científico e o sub-financiamento das universidades e centros de investigação "afetam de forma grave a região e a capacidade de investigar o mar".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados