Açoriano Oriental
Privatização Sata
Processo aguarda parecer que deve chegar a “breve trecho”

O presidente do conselho de administração da SATA, António Teixeira, sublinhou hoje que o processo para a eventual alienação de parte da companhia aérea aguarda um “parecer técnico-jurídico” que deve chegar “a breve trecho”.

Processo aguarda parecer que deve chegar a “breve trecho”

Autor: Lusa/AO Online

“Estamos a aguardar um parecer técnico-jurídico para analisar condições da proposta apresentada que deve chegar a breve trecho”, vincou António Teixeira, falando na comissão de inquérito ao setor público dos Açores que decorre no parlamento dos Açores, nas instalações de Ponta Delgada.

Após a chegada do referido parecer, haverá um tempo “para solicitar eventualmente algum esclarecimento à concorrente ou para iniciar o processo negocial” com vista à privatização de 49% do capital da Azores Airlines, o ramo da SATA ligado às viagens para fora do arquipélago.

A transportadora islandesa Loftleiðir Icelandic apresentou em julho uma proposta para a aquisição de 49% do capital social da SATA Internacional - integrando os voos de e para fora do arquipélago - após ter sido pré-qualificada na primeira fase do processo.

O grupo SATA anunciou em 17 de abril que a empresa foi pré-qualificada para a segunda fase do processo de negociação da alienação de 49% do capital social da Azores Airlines.

De acordo com o caderno de encargos da alienação de capital da operadora açoriana, o futuro acionista da Azores Airlines terá de “respeitar obrigatoriamente” a manutenção do plano de renovação da frota iniciado com o A321 NEO.

O candidato terá ainda de promover o “cumprimento da operação aérea regular mínima”, sendo que esta contempla as ligações entre o continente e os Açores, nomeadamente as rotas liberalizadas entre Ponta Delgada e Lisboa, Ponta Delgada e Porto, Terceira e Lisboa, e Terceira e Porto.

Este interessado tem ainda de assegurar as ligações de obrigação de serviço público entre Lisboa e Horta, Lisboa e Pico, Lisboa e Santa Maria, Ponta Delgada e Funchal, bem como a ligação de Ponta Delgada com Frankfurt, a par das rotas a partir da Terceira e Ponta Delgada com Boston e Oakland, nos Estados Unidos, e Toronto, no Canadá.


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