Açoriano Oriental
Primeiros resultados na Bélgica indicam vitória de nacionalistas na Flandres e de socialistas na Valónia e Bruxelas
Os primeiros resultados parciais nas legislativas antecipadas de hoje na Bélgica indicam a vitória, sem precedente, dos nacionalistas na Flandes (norte) e dos socialistas na Valónia (sul) e em Bruxelas.

Autor: Lusa / AO online

Com as urnas dos votos em papel encerradas às 15:00 (14:00 de Lisboa), as dos votos eletrónicos fecharam às 13:00 locais, os primeiros resultados confirmam o que todas as sondagens indicavam: a vitória do partido nacionalista N-VA na região da Flandres (de língua neerlandesa).

O partido de Bart De Wever deverá ter mais de 20 por cento dos votos, depois de ter feito uma campanha centrada na transformação da Bélgica numa confederação, com quase todos os poderes entregues aos respetivos governos regionais.

Esta posição deverá ser um forte impedimento para a formação de um Governo federal, uma vez que – não havendo partidos nacionais – é obrigatória uma coligação entre formações políticas regionais e os restantes partidos, nomeadamente os francófonos, estão nos antípodas desta posição.

Na Valónia (francófona) e em Bruxelas, o vencedor deverá ser o PS de Elio di Rupio, segundo os primeiros resultados e as sondagens à boca das urnas.

Cerca de 7,7 milhões de eleitores foram hoje às urnas para escolher 150 deputados e 40 senadores.

As eleições foram antecipadas um ano depois de uma sequência de crises políticas – causadas pelas divergências entre as comunidades linguísticas – marcadas depois da terceira demissão do primeiro ministro democrata cristão Yves Leterme.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados