Açoriano Oriental
Rússia/Geórgia
Primeiro voo directo entre Tbilissi e Moscovo
A companhia aérea da Geórgia, Georgian Airways, efectuou esta sexta-feira um voo directo entre Tbilissi e Moscovo, num sinal de abrandamento da tensão entre os dois países, 17 meses após o conflito de 2008.

Autor: Lusa / AO online
Um avião da companhia aérea Georgian Airways saiu do aeroporto de Tbilissi às 12:38 (08:38 em Lisboa) e aterrou em Moscovo cerca de duas horas e meia depois, segundo responsáveis aeroportuários.

Nino Giorgobiani, porta-voz da companhia aérea georgiana, afirmou que o Ministério dos Transportes russo, autorizou a aterragem de três voos, em Moscovo, ao longo dos próximos dias, mas a Georgian Airways ainda não recebeu qualquer resposta ao pedido de reinício do serviço regular aéreo.

Por outro lado, Dzhilda Machavariani, porta-voz da United Transportation Administration (entidade responsável pela segurança dos transportes na Geórgia), afirmou que ainda não se realizaram as negociações governamentais destinadas a permitir o reinício dos voos regulares.

"As autoridades de aviação georgianas e russas encetarão negociações e espero que os voos regulares possam ser retomados em breves", afirmou o director da Georgian Airways, Tamaz Gaiashvili.

Os voos directos entre a Rússia e a Geórgia foram suspensos na sequência de um conflito, entre os dois países, em Agosto de 2008, pelo controlo do território separatista georgiano da Ossétia do Sul.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados