Açoriano Oriental
Primeiro lote de vacinas da AstraZeneca em 'quarentena'

Região recebeu 8500 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, mas as mesmas estão em ‘quarentena’ por haver a suspeita de não ter sido acautelada a temperatura indicada

Primeiro lote de vacinas da AstraZeneca em 'quarentena'

Autor: Ana Carvalho Melo/PF

Os Açores receberam ontem 8500 doses de vacina contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca, o que irá permitir alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na Região, mas as mesmas encontram-se em ‘quarentena’ por haver a suspeita de que não tenha sido acautelada a temperatura indicada com vista à sua administração.

“Temos neste momento as vacinas da AstraZeneca em quarentena porque houve um problema qualquer com o registo das temperaturas e estamos a confirmar que elas estão em condições de serem administradas”, avançou ontem o coordenador da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Covid-19, Gustavo Tato Borges, em declarações à RTP/Açores.

Segundo a a Secretaria Regional da Saúde, a Região recebeu ontem um lote com 4000 doses na ilha Terceira e um outro lote com 4500 doses em São Miguel.

A questão ao nível do registo de temperaturas coloca-se desde o momento em que as vacinas foram embaladas e transportadas tendo como destino os hospitais de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, sendo que Tato Borges espera ter uma resposta clarificadora dentro de um ou dois dias.


Alargar a vacinação

De acordo com a nota do executivo regional, “as vacinas da AstraZeneca permitirão alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na Região”.

Para a Secretaria Regional da Saúde, com esta entrega de vacinas “confirma-se assim a melhor expectativa da Direção Regional de Saúde, com a chegada esta semana, de mais este lote de vacinas”.

Acrescenta ainda que “o fornecimento a Portugal sofreu um ligeiríssimo atraso, facto que se repercutiu também na chegada aos Açores”.

Esta semana, trata-se do segundo fornecimento de vacinas que chega à Região. O primeiro aconteceu na segunda-feira com a chegada de 5850 doses da vacina Comirnaty da Pfizer. Segundo a Secretaria Regional da Saúde, está ainda prevista a entrega de igual quantidade de vacinas do laboratório Pfizer no próximo dia 15 de março.

Refira-se que as vacinas foram transportadas para o arquipélago num avião militar da Força Aérea Portuguesa. Posteriormente, quer na Terceira, quer em São Miguel, o transporte dos lotes, entre os aeroportos e os hospitais, foi realizado pelo Serviço Regional de Proteção Civil.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados