Açoriano Oriental
Presidente francês salienta que Sarkozy é inocente até prova em contrário
O Presidente francês, François Hollande, afirmou que o ex-chefe de Estado Nicolas Sarkozy deve ser visto como inocente até prova em contrário, na sequência das investigações policiais por corrupção de que é alvo.
Presidente francês salienta que Sarkozy é inocente até prova em contrário

Autor: Lusa/AO online

 

Um porta-voz do Palácio do Eliseu disse que durante uma reunião com membros do governo, Hollande referiu-se “à independência judiciária e à presunção de inocência” quando abordou o caso em que o ex-chefe de Estado Nicolas Sarkozy está envolvido.

O antigo Presidente de França Nicolas Sarkozy foi acusado de corrupção ativa, tráfico de influências e violação do segredo profissional, no âmbito de uma investigação criminal, anunciou a Procuradoria francesa.

A acusação formal ocorreu depois de na terça-feira, Sarkozy ter sido detido para averiguações, uma medida coerciva aplicada pela primeira vez a um antigo chefe de Estado francês, tendo permanecido 15 horas em interrogatório policial nos arredores de Paris.

Segundo a procuradoria francesa, Nicolas Sarkozy foi posteriormente presente a um juiz e acusado durante a noite de terça para quarta-feira.

O advogado de Sarkozy, Thierry Herzog, e o juiz Gilbert Azibert – detidos um dia antes, juntamente com outro magistrado – foram ambos acusados de tráfico de influências, informaram os seus defensores.

Nicolas Sarkozy, 59 anos, tem enfrentado várias batalhas legais desde que foi derrotado por François Hollande nas eleições presidenciais de 2012.

O antigo Presidente francês nega ter cometido qualquer irregularidade e os seus aliados denunciam o caso como um processo político.

Os juízes de instrução procuram esclarecer se o antigo chefe de Estado francês tentou obter informações, sob segredo de justiça, junto de Azibert, sobre uma decisão judiciária relativa a Sarkozy em troca da promessa de um cargo de prestígio no Mónaco.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados