Açoriano Oriental
Ciclone
Presidente do Vanuatu pede ajuda mundial para reconstruir "tudo"
O Presidente do Vanuatu disse hoje que a nação insular precisa da ajuda do mundo para reconstruir "tudo", dias depois de ter sido atingida pelo maior ciclone registado até à data.

Autor: Lusa/AO Online

“A necessidade de ajuda humanitária é imediata, precisamos dela agora”, disse Baldwin Lonsdale à AFP, quando se preparava para voltar para casa depois de ter participado na III Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução de Riscos de Desastres, no Japão.

“A longo prazo precisamos de apoio financeiro, de assistência, para começar a reconstruir as nossas infraestruturas - temos de construir tudo”, afirmou.

O ciclone Pam atingiu o pico de intensidade na sexta-feira à noite, registando ventos, em média, entre 250 e 270 quilómetros por hora (km/hora). Na capital, Port Vila, o ciclone tropical chegou a atingir rajadas de 340 km/hora.

O arquipélago de Vanuatu, composto por mais de 80 ilhas que se estendem entre as ilhas Fiji e a Nova Caledónia, é um dos países mais pobres do mundo, sendo igualmente um reconhecido paraíso fiscal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados