Açoriano Oriental
Presidente da Comissão Europeia vai propor hoje distribuição de mais 120 mil pessoas
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai propor hoje, num discurso no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, a distribuição pela União Europeia de mais 120 mil refugiados que estão na Itália, Grécia e Hungria.
Presidente da Comissão Europeia vai propor hoje distribuição de mais 120 mil pessoas

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo o esboço do plano de redistribuição de refugiados elaborado pela Comissão Europeia a que a Lusa teve acesso, prevê-se uma repartição de 15.600 refugiados chegados a Itália, 50.400 à Grécia e 54.000 à Hungria, num total de 120 mil.

De acordo com os métodos de cálculo sugeridos por Bruxelas - que têm em conta a população, o Produto Interno Bruto e o desemprego - Portugal deverá acolher 400 refugiados que chegaram a Itália, 1.291 à Grécia e 1.383 à Hungria, num total de 3.074.

Estes 120 mil requerentes de asilo acrescem aos 40 mil, cuja transferência de um Estado-membro para outro (relocalização) na UE tinha já sido proposta por Juncker em maio.

As pessoas em causa não podem escolher o seu destino, recebendo o país de acolhimento uma ajuda de seis mil euros por refugiado, segundo o projeto.

Juncker profere hoje o seu primeiro discurso do estado da União, perante a sessão plenária do Parlamento Europeu, um modelo iniciado pelo anterior presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

A questão dos migrantes é um dos temas centrais da intervenção de Juncker, a que se segue um debate com os eurodeputados.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados