Açoriano Oriental
Crise
Preocupações com Portugal e Irlanda são tema central do The Wall Street Journal
As preocupações sobre a estabilidade financeira de Portugal e Irlanda são esta terça-feira o tema central da edição Europa do The Wall Street Journal, depois do secretário-geral da OCDE ter-se deslocado a Lisboa para divulgar um relatório sobre o país.

Autor: Lusa/AO online
De acordo com o jornal, os dois países “agitam os medos europeus”, na sequência do corte de ‘rating’ de um dos maiores bancos irlandeses e do aumento da tensão política em Portugal que alimenta as dúvidas sobre os planos de redução da dívida do país.

A Moody’s cortou na segunda-feira em três pontos para Baa3 a divida do banco irlandês Anglo Irish Bank.

Em Portugal, refere o The Wall Street Journal, o ministro das Finanças insistiu que o país endividado irá prosseguir com os planos para reduzir o seu défice orçamental, apesar das ameaças da oposição parlamentar de bloquear intenções de subida de impostos.

“A incerteza sobre a capacidade de Portugal para tomar medidas orçamentais está impulsionar os juros exigidos para comprar dívida portuguesa, um sinal de preocupação crescente por parte dos investidores”, lê-se.

Os próximos dias serão “cruciais”, de acordo com o jornal, para perceber se os governos europeus conseguem prevenir o retorno de uma crise de confiança que abalou a região esta primavera.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados