Açoriano Oriental
Conjuntura
Preços sobem 2,8% em julho face a igual período de 2011
A subida dos preços em julho, face a igual período de 2011, fixou-se nos 2,8 por cento, mais 0,1 pontos percentuais do que em junho e maio, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Preços sobem 2,8% em julho face a igual período de 2011

Autor: Lusa/AO online

O INE indica que excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga seria de 1,3 por cento, ou seja menos 0,2 pontos percentuais do que em junho.

Os preços do vestuário e do calçado e da saúde foram os que mais desceram, enquanto a habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis tiveram a maior subida.

Também os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, restaurantes e hotéis e transportes deram um contributo positivo para a taxa de variação homóloga de julho.

Na comparação mensal, o índice de preços no consumidor apresentou uma variação mensal nula (que compara com os -0,2 por cento observados em junho deste ano e os -0,1 por cento de julho de 2011).

Já a variação média dos últimos 12 meses situou-se em 3,3 por cento, à semelhança do observado em junho de 2012.

O índice harmonizado de preços no consumidor apresentou uma variação homóloga de 2,8 por cento (2,7 por cento em maio e junho), ficando 0,4 pontos percentuais acima da taxa estimada pelo Eurostat para a zona euro.

A taxa de variação mensal do índice harmonizado situou-se em 0,2 por cento e a taxa de variação média dos últimos 12 meses foi de 3,2 por cento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados