Açoriano Oriental
Preços em Portugal sobem 1,3% em janeiro
A taxa média de inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), passou de 0,9% em dezembro de 2016 para 1,3% em janeiro deste ano, refletindo sobretudo a aceleração dos preços dos combustíveis, indicou hoje o INE.
Preços em Portugal sobem 1,3% em janeiro

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de inflação subjacente (excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,5%, taxa idêntica à do mês anterior.

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 2,8% em janeiro (1,2% em dezembro de 2016), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de 7,4% (4,0% no mês anterior).

A um nível mais desagregado, por classes de despesa, o INE destaca os aumentos das taxas de variação homóloga da classe dos transportes e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com variações de 5,4% e 1,3%, respetivamente (1,9% e 0,6% no mês anterior).

Em sentido oposto, assinala a diminuição da taxa de variação homóloga da classe das comunicações e dos bens e serviços diversos com uma variação de 2,5% e -0,1%, respetivamente (5,2% e 0,4% no mês anterior).

A classe com contribuição negativa mais relevante para a variação homóloga do IPC foi a do vestuário e calçado, enquanto nas classes com contribuições positivas se destacam os transportes e os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, refere o instituto.

Comparando com o mês precedente, destaca-se a diminuição da contribuição para a variação homóloga do IPC da classe das comunicações e do vestuário e calçado. Em sentido contrário assinala-se a classe dos transportes e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

A variação mensal do IPC, por sua vez, foi de -0,6% (nula no mês anterior e -1,0 em janeiro de 2016), sendo que, excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de variação de -1,4% (-0,1% no mês anterior e -1,3% em janeiro de 2016).

Quanto à variação média dos últimos 12 meses foi de 0,7% (taxa superior em 0,1 pontos percentuais à verificada no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 1,3%, valor superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) ao mês anterior e inferior em 0,5 p.p. ao estimado pelo Eurostat para a área do euro.

Em janeiro, o IHPC registou uma variação mensal de -0,7% e a taxa de variação média dos últimos doze meses foi 0,7%.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados