Açoriano Oriental
PPM alerta para falta de dentista no Corvo, Governo dos Açores prevê colocar nova especialista
A mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, continua sem médico dentista permanente, alertou hoje o PPM, mas a Secretaria Regional da Saúde diz que está prevista a entrada em funções de uma especialista a 01 de setembro
PPM alerta para falta de dentista no Corvo, Governo dos Açores prevê colocar nova especialista

Autor: LUSA/AO online

"Efetivamente, a médica dentista chegou na segunda quinzena de maio, mas não é vista na ilha desde o final desse mês. Durante a sua curta presença na ilha, a médica dentista informou os utentes que a sua ação estava muito limitada devido à falta de material e equipamento básico, algo que desmentia a tese do ‘longo planeamento’ publicitado pelo Governo Regional”, sustenta uma nota do partido, assinada pelo deputado na Assembleia Regional, Paulo Estêvão.

A 12 de maio, o secretário regional da Saúde dos Açores anunciou, no plenário da Assembleia Legislativa, que o Corvo, com cerca de 400 habitantes, iria passar a ter médico dentista na unidade de saúde local e que tinha sido encontrada "uma solução definitiva".

Paulo Estêvão lamenta também que o executivo não tenha respondido a um requerimento remetido a 19 de maio, quando tinha "a obrigação legal" de o fazer até 19 de julho.

"Mais uma vez, não cumpriu a sua obrigação legal em claro desrespeito pela lei e pelo parlamento. A resposta não é fácil, na medida em que a médica dentista esteve totalmente ausente nos meses de junho, julho e também nos dias que já decorreram deste mês de agosto", aponta.

Numa nota enviada à Lusa, a Secretaria Regional da Saúde sustenta que "não reconhece qualquer falta de condições de trabalho ou equipamento para a prática da medicina dentária na Unidade de Saúde de Ilha [USI] Corvo", mas adianta que "está prevista a entrada em funções de uma outra médica dentista a 01 de setembro", pelo que, "nessa altura, as condições de trabalho serão avaliadas pela própria".

A tutela refere que o Corvo tem "um conjunto de meios tidos como necessários para a implementação de uma valência de medicina dentária de qualidade, opinião que é subscrita pelos dentistas que até hoje trabalharam naquela USI", mas "isso não invalida que o Conselho de Administração da USI Corvo se dê por satisfeito, visando sempre a otimização da qualidade do serviço de medicina dentária oferecido aos utentes".

Fonte da tutela confirmou à agência Lusa a saída da anterior médica dentista, mas "não pelas razões que o PPM alega". Contudo, não especificou os motivos.

A secretaria da Saúde referiu ainda que o presidente do conselho de administração da USI Corvo já transmitiu ao deputado do PPM disponibilidade para prestar "todos os esclarecimentos sobre toda as dúvidas".

Contudo, indicou, o deputado "nunca" visitou "até hoje" a unidade de saúde, "a fim de se esclarecer ou paralelamente indagar junto da administração relativamente às necessidades mais prementes, correndo o risco do desconhecimento da realidade" e, "por arrastamento, opinar indevidamente".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados