Açoriano Oriental
Posto de receção de leite açoriano vai ser transformado em sede de confraria
Um antigo posto de receção de leite na freguesia dos Arrifes vai acolher em 2016 a sede da única confraria portuguesa dedicada ao leite.
Posto de receção de leite açoriano vai ser transformado em sede de confraria

Autor: Lusa/AO online

“Já metemos o pedido de licenciamento na Câmara de Ponta Delgada, iremos agora candidatar [o projeto] a fundos comunitários e se as coisas correrem bem […] penso que durante 2016 iremos ter a recuperação desse antigo posto de leite para sede da confraria”, afirmou o porta-voz da Confraria do Leite dos Açores, José Luís Vicente.

A associação sem fins lucrativos foi criada nos Arrifes, uma das maiores bacias leiteiras dos Açores, em junho de 2011, contando atualmente com 17 confrades efetivos e 15 honorários, entre os quais o atual presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

José Luís Vicente, que também é relator do conselho fiscal, referiu que a sede da Confraria do Leite dos Açores ficará nas imediações de uma fábrica de laticínios, de uma cooperativa e da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, que “também tem gado e faz exploração de leite”, pelo que seria interessante “criar uma espécie de rota do leite nesta zona”.

O responsável adiantou que o projeto prevê uma sala de degustação de produtos derivados do leite para acolher os visitantes e um polo museológico, onde estarão expostos, por exemplo, antigas bilhas de leite e outros apetrechos, assim como o traje da confraria e outros símbolos.

O traje é inspirado no lavrador dos Arrifes, em que a capa representa a forma como em dias de chuva e frio os trabalhadores se abrigavam no campo, com um capote de fardo oleado, dando assim origem a um “poncho” castanho claro - debruado a verde (das pastagens) - e um chapéu de feltro, na mesma cor, semelhante ao usado em dias de cerimónia.

“Esta confraria nasceu da união de várias entidades/ instituições aqui da freguesia, que suportam financeiramente a associação”, afirmou José Luís Vicente, acrescentando que este ano serão entronizados novos confrades.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados