Portugueses são os que mais confiam que produtos ecológicos são menos nocivos
5 de jul. de 2013, 16:22
— Lusa/AO Online
De acordo com o inquérito sobre a atitude dos europeus em relação à criação do mercado único de produtos ecológicos, mais de três quartos dos inquiridos (77%) estão dispostos a pagar mais por produtos respeitadores do ambiente se tiverem a certeza de que o são efetivamente.
Contudo, pouco mais de metade dos cidadãos europeus (55%) afirmam estar informados sobre o impacto dos produtos que compram e utilizam.
Os portugueses são, na União Europeia (UE), os cidadãos que mais confiam que os produtos rotulados como ecológicos são menos prejudiciais para o meio ambiente (84%), seguindo-se os malteses (82%), os franceses (81%) e os belgas (81%).
Ao invés, os alemães (44%), os romenos (46%) e os holandeses (47%) registam os níveis de confiança mais baixos.
A grande maioria dos cidadãos inquiridos considera que comprar produtos respeitadores do ambiente pode ter um impacto decisivo sobre o ambiente (89%) e que estes são tão eficazes como os produtos correntes (74%).
Para a realização deste inquérito foram realizadas entrevistas por telefone, em nome da Comissão Europeia, a 25.568 pessoas dos 28 Estados-membros da UE.