Açoriano Oriental
Portugal reclama ajudas europeias para produtores de leite
Portugal vai reclamar um aumento das ajudas europeias aos produtores de leite na reunião dos ministros da Agricultura dos 27 segunda-feira, no Luxemburgo, que será marcada por uma grande manifestação dos profissionais do sector.
Portugal reclama ajudas europeias para produtores de leite

Autor: Lusa / AO online

"Vou dizer à Comissão Europeia que queremos mais ajudas para continuar o processo de reestruturação do sector", disse o ministro da Agricultura à Agência Lusa.

Para Jaime Silva, a reestruturação do sector leiteiro português iniciada este ano, que prevê apoios extraordinários de 30 milhões de euros anuais para os produtores nacionais, está a ser posta em causa pela quebra dos preços nos mercados.

Portugal faz parte de um grupo de 21 Estados-membros da União Europeia, liderados pela França e Alemanha, que se reuniram segunda-feira passada em Viena (Áustria) e aprovaram uma declaração a reivindicar um "quadro regulador para o mercado do leite europeu".

No texto é pedido "um envelope adicional de pelo menos 300 milhões de euros" para apoiar o sector europeu em 2010.

A Comissão deverá dar segunda-feira com uma resposta a estes pedidos, tendo Bruxelas já avisado que a atribuição de dinheiro adicional será feita sempre em detrimento de outras linhas orçamentais.

Desde há alguns meses que os produtores europeus de leite dão conta do seu desespero com a quebra de preços na produção que, segundo eles, por vezes é de mais do que 50 por cento em relação aos preços de 2007-2008.

De acordo com uma fonte diplomática, num envelope de 300 milhões de euros Portugal receberia 6 a 7 milhões, se a chave de repartição for em função da produção de cada país.

O ministro da Agricultura deverá defender que a chave de repartição das novas ajudas seja mais favorável a Portugal e tome em consideração as conclusões de um relatório do Tribunal de Contas Europeu divulgado quinta-feira.

Esta instituição sublinha que a liberalização do sector leiteiro europeu tem um impacto negativo em regiões desfavorecidas, como as portuguesas, e que a reestruturação em curso no país é "particularmente visível", com a redução dos produtores.

De acordo com o Tribunal de Contas Europeu, entre o início de 2000 e meados de 2007, os preços nominais no consumidor dos produtos lácteos aumentaram 17 por cento, ao passo que o preço nominal pago ao produtor diminuiu 6 por cento.

Entre 2000 e 2007, os preços no consumidor aumentaram cerca de 15% de forma quase linear. No mesmo período, o índice dos preços do leite pagos aos produtores regista cinco anos consecutivos de descida, seguida de uma subida.

As associações agrícolas europeias pediram aos seus associados para realizar na segunda-feira "acções significativas nas suas respectivas regiões".

Prometem ainda que se irão manifestar frente ao edifício em que os ministros estarão reunidos no Luxemburgo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados