Açoriano Oriental
Portugal envia ajuda para combater fogo florestal na Extremadura espanhola
Portugal vai enviar mais de 100 operacionais e 30 veículos para ajudar no combate ao fogo florestal que lavra há três dias sem controlo na província espanhola da Extremadura e já obrigou à retirada de quase 2.500 pessoas.
Portugal envia ajuda para combater fogo florestal na Extremadura espanhola

Autor: Lusa/AO online

 

"Está prevista para as 18:00 a saída de uma coluna nacional da base de apoio logístico de Castelo Branco, composta por três grupos de combate a incêndios florestais com mais de 100 operacionais e mais de 30 veículos", disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

O fogo, que deflagrou na quinta-feira na Sierra de Gata, já consumiu mais de 6.500 hectares e é combatido por centenas de bombeiros de várias regiões de Espanha, apoiados por 16 helicópteros e aviões de combate a incêndios.

Cerca de 1.000 habitantes da aldeia de Hoyos foram retirados hoje de manhã das suas casas, juntando-se aos cerca de 1.400 retirados na sexta-feira de outras duas aldeias próximas, informou hoje o governo regional da Extremadura (oeste) num comunicado.

"O vento atiçou as chamas e fez alastrar o fogo, obrigando à evacuação de Hoyos devido sobretudo ao fumo", disse um responsável local da Cruz Vermelha, José López Santana, à rádio pública.

A causa do incêndio ainda não foi apurada, mas, segundo o chefe do governo regional, Guillermo Fernández Vara, "tudo parece indicar" para origem criminosa.

"Quando um fogo se concentra numa área muito específica é porque houve alguma intervenção humana porque não é mais quente e seco na Sierra de Gata que no resto da Extremadura", disse.

Segundo os bombeiros, o vento forte e em constante mudança de direção está a dificultar o combate, assim como a condensação do fumo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados