Açoriano Oriental
Portugal continua fora da rota da nuvem de cinzas
Portugal não deverá ser afetado de forma direta pela nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia, embora o tráfego aéreo para os países atingidos continue a ser desaconselhado, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Autor: Lusa/AO Online

"Relativamente às cinzas vulcânicas que estão a afetar o norte europeu, a circulação atmosférica permanece desfavorável no espaço aéreo nacional", afirmou hoje à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, frisando que não existem indicadores de que Portugal venha a ser atingido pela nuvem de cinzas vulcânicas.

"O problema não afeta diretamente o nosso país, embora Portugal esteja a sofrer as consequências ao nível dos transportes aéreos. O problema está no destino", explicou a meteorologista de serviço do IM.

A erupção de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, na quarta feira, no sul da Islândia, originou uma nuvem de cinzas de grandes dimensões que está a provocar o encerramento do espaço aéreo de vários países do norte da Europa pelo segundo dia consecutivo.

No Reino Unido, uma das zonas mais afetadas, foram cancelados todos os voos, exceto os de emergência, o mesmo sucedendo na Irlanda, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Bélgica, mas as perturbações nos voos atingem outros países europeus.

Para hoje, já foram cancelados pelo menos 84 voos nos aeroportos portugueses, depois de na quinta feira terem sido anulados 163 voos.

Vários responsáveis europeus adiantaram já que pode demorar "alguns dias" até que os céus se tornem seguros para a aviação.

Segundo Ângela Lourenço, a situação nacional está a ser acompanhada "quase em tempo real" pelo Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Toulouse, em França, que "enviará um aviso, caso se justifique", e de acordo com as normas da Organização Internacional de Aviação.

"Mas nada indica que Portugal seja afetado", repetiu, frisando que os avisos entretanto emitidos irão manter-se até às 18:00 de hoje.

Num comunicado divulgado na quinta feira no "site" do IM, pode ler-se que "nas próximas 12 horas não se prevê que a pluma de cinzas atinja as regiões de Informação de Voo da responsabilidade de Portugal".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados