Açoriano Oriental
Portugal continental em risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta
Todas as regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), bem o Funchal e Porto Santo, na Madeira e Ponta Delgada, nos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Funchal e Porto Santo (Madeira), Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada (Açores) , estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Santa Cruz, Horta e Angra do Heroísmo, nos Açores, são as únicas regiões do país que se encontram com índice moderando de exposição, contrastando com as restantes regiões do continente e ilhas.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões norte e centro, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior da região Centro durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

No final do dia, prevê-se que o céu se torne geralmente muito nublado no litoral.

O vento tende a soprar fraco, soprando moderado (25 a 35 km/h) de nordeste nas terras altas do interior até ao início da manhã, tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste durante a tarde.

Pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima no litoral.

Já para a região sul, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, mais prováveis no Baixo Alentejo e Algarve, onde poderão ser acompanhados de trovoada.

O vento será fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante oeste durante a tarde.

Pequena descida da temperatura máxima no litoral.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 26 graus Celsius previstos em Sagres, a cidades com temperatura mais baixa hoje, contrastando com os 38 de máximas previstos para Évora e Beja, as cidades mais quentes.

Em Lisboa, vão variar entre 22 e 34 graus Celsius, em Bragança entre 14 e 34, em Viseu entre 18 e 34, em Coimbra 17 e 33, na Guarda 19 e 31, Portalegre entre 24 e 36, Évora entre 20 e 38, Beja entre 21 e 38, em Faro 24 e 29, em Santarém entre 19 e 35, no Funchal entre 21 e 28, em Ponta Delgada entre 18 e 25, em Angra do Heroísmo entre 19 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados