Açoriano Oriental
Incêndios
Portugal continental com 17 concelhos em risco máximo
Dezassete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.
Portugal continental com 17 concelhos em risco máximo

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o IPMA, o distrito da Guarda é aquele que será mais afetado já que dez dos seus concelhos estão sob risco máximo de incêndio: Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira.

Também os concelhos de Pampilhosa da Serra, Gois e Arganil (Coimbra), Mação e Sardoal (Santarém) e Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Perto de 100 concelhos portugueses de norte a sul do país, com incidência para o interior norte, apresentam hoje risco muito alto de incêndio, enquanto as restantes regiões do país encontram-se entre o elevado e o moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 305 incêndios que foram combatidos por 7.040 operacionais, com o apoio de 1.907 meios terrestres e 117 aéreos.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral até ao fim da manhã, podendo persistir ao longo do dia em alguns locais.

O Instituto prevê a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até meio da manhã.

Já o vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado (20 a 35 km/h) durante a tarde, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.

Descida de temperatura, em especial da máxima.

Para a região sul, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas,apresentando-se pouco nublado ou limpo durante a tarde.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) a partir da tarde, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas. Descida de temperatura.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius previstos em Viana do Castelo e Porto, as cidades com temperatura máxima mais baixa hoje, contrastando com os 33 de máxima prevista para Évora, cidade mais quente.

Em Lisboa, vão variar entre 18 e 28 graus Celsius, em Bragança entre 18 e 33, em Viseu entre 14 e 29, em Coimbra 17 e 27, na Guarda 17 e 28, Portalegre entre 18 e 31, Évora entre 16 e 33, Beja entre 15 e 32, em Faro 20 e 27, em Santarém entre 17 e 30, no Funchal entre 22 e 28, em Ponta Delgada entre 20 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 22.

Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para hoje céu com períodos de muita nebulosidade, prevendo também aguaceiros a partir da tarde, enquanto o vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) de nordeste.

Já para os Açores, e para os três grupos de ilhas, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado. Aguaceiros fracos mais prováveis com abertas a partir da tarde durante a madrugada e manhã, enquanto o vento soprará de norte muito fresco (40/50 km/h), com rajadas até 60km/h rodandopara nordeste e tornando-se moderado (20/30 km/h) à noite.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados