Açoriano Oriental
Portugal assina memorando com França e Espanha
O ministro das Obras Públicas participa hoje, em Saragoça, nas Jornadas Redes Transeuropeias de Transportes, em que será assinado um memorando de entendimento para que a União Europeia dê prioridade às ligações de alta velocidade Portugal/Espanha/França.

Autor: Lusa/AO On line

As jornadas RTE-T 2010, organizadas pela Comissão Europeia, terminam na quarta feira e, de acordo com o ministro das Obras Públicas, têm como objetivo “fazer um ponto de situação relativamente às Redes Transeuropeias de Transportes”.

“A conferência deste ano adquire um interesse particular, na medida em que está em curso uma revisão dos grandes objetivos das Redes Transeuropeias de Transportes e Portugal tem um interesse particular na inserção nestas redes, tendo em conta a sua situação periferia e a aposta que está a fazer nas ligações ferroviárias e rodoviárias”, disse à Lusa o ministro António Mendonça.

Hoje, responsáveis dos governos de Portugal, França e Espanha vão assinar um memorando de entendimento em que reafirmam o “carácter prioritário” das ligações de alta velocidade entre os três países, avançou o governante.

Com a assinatura deste memorando de entendimento, os governos dos três países pretendem “chamar a atenção da União Europeia para a importância” do eixo prioritário número 3 da Rede Transeuropeia de Transportes, que engloba as ligações de Portugal a Espanha e da Península Ibérica a França.

De acordo com o ministro, este memorando “também é absolutamente necessário para mobilizar financiamentos europeus para este projeto”.

“Se estes projetos forem considerados absolutamente necessários e indispensáveis ao reforço das Redes Transeuropeias de Transportes, naturalmente que haverá também uma maior canalização em termos de investimento europeu”, concluiu António Mendonça.

O secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, também participará nas Jornadas RTE-T 2010.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados