Porto lança concurso para construção do Terminal de Campanhã e ligações em Miragaia


 

Lusa/Ao online   Nacional   29 de Set de 2018, 10:30

A Câmara do Porto lançou esta sexta feira os concursos públicos internacionais para a construção do Terminal Intermodal de Campanhã e dos percursos pedonais mecanizados de Miragaia, revelou a autarquia.

Em comunicado, a câmara revela que, no caso do concurso público internacional para a Empreitada do Terminal Intermodal de Campanhã, que foi publicada hoje em Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, a obra terá uma duração 635 dias, ou seja, 21 meses.

"O objetivo da empreitada é dotar a zona de Campanhã de uma plataforma intermodal que abranja não só os comboios suburbanos, de longo curso, metro e a rede urbana da STCP, mas também os autocarros de serviço intermunicipal e regional que passam a dispor de um terminal de primeiro nível numa zona da cidade de fácil acessibilidade rodoviária", lê-se no comunicado.

O equipamento a construir, acrescenta, perfaz "uma área bruta total de construção de cerca de 24 mil metros quadrados e irá integrar áreas utilitárias - parque de estacionamento, terminal de autocarros, estação de serviço, paragens ‘kiss & ride’, parque de bicicletas e parque de táxis - áreas complementares de apoio ao público, áreas administrativas, áreas técnicas essenciais e um parque natural".

Para a Câmara do Porto, o terminal "irá constituir um dos principais nós da rede de transporte público, enquanto interface estratégico de um anel de contorno da cidade do Porto, funcionando em articulação com a interface da Casa da Música e o futuro interface do Hospital de S. João".

O preço-base para a realização da empreitada é de cerca de 12,7 milhões de euros e as candidaturas deverão ser entregues até ao dia 27 de novembro de 2018, em formato eletrónico, na plataforma eletrónica de compras públicas, onde poderão ser também consultadas as peças do concurso.

Hoje o município lançou também o concurso público internacional relativo à construção dos percursos pedonais/ligações mecanizadas de Miragaia, cujo prazo de execução é de 180 dias.

De acordo com o comunicado, "esta empreitada diz respeito ao estabelecimento de ligações entre a cota alta e a cota baixa na zona de Miragaia" e tem como o valor base 548 mil 956 mil euros.

O prazo para entrega de candidaturas termina a 31 de outubro.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.