Açoriano Oriental
População dos Açores sem perspectivas de crescimento
O número de residentes nos Açores deverá manter-se nos próximos anos idêntico ao actual, cerca de 240 mil pessoas, perspectivando-se um progressivo e gradual envelhecimento da população, afirmou esta terça-feira Gilberta Rocha, investigadora da Universidade dos Açores.
População dos Açores sem perspectivas de crescimento

Autor: Lusa / AO online
Gilberta Rocha, que falava na véspera do início do IX Congresso da Associação de Demografia Histórica, um fórum internacional que vai dedicar uma sessão especial à demografia nas ilhas açorianas, salientou que a evolução esperada para a população açoriana surge alinhada com o que é “expectável” para as sociedades ocidentais.

Para a responsável do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, as melhorias na assistência médica e o quadro económico conjugam-se para a criação de um cenário favorável ao alargamento da esperança de vida, com repercussões ao nível do envelhecimento, e para uma menor taxa de natalidade.

A especialista considerou, no entanto, que medidas de natureza política poderão traduzir-se em mudanças face à evolução perspectivada.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados