Açoriano Oriental
Ponta Delgada uniformiza pagamento por uso de duches em zonas balneares
A Câmara de Ponta Delgada vai uniformizar este verão o pagamento pela utilização dos duches em zonas balneares do concelho sob sua tutela, por uma questão de "coerência e equidade", anunciou a autarquia.
Ponta Delgada uniformiza pagamento por uso de duches em zonas balneares

Autor: Lusa/AO online

"De uma forma disciplinar, por coerência e equidade, em todas as zonas balneares onde os banhistas utilizarem o duche [no interior dos balneários] passam a pagar aquilo que o regulamento prevê. O acesso às instalações sanitárias e vestiários é gratuita", afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro.

Após a reunião de Câmara, nos Paços do Concelho, o autarca, eleito pelo PSD, considerou importante uniformizar a cultura do utilizador pagador, acrescentando que o dinheiro angariado servirá para investir na melhoria e na qualificação das zonas balneares, "muito sujeitas a vandalismo e degradação".

Na época balnear passada apenas nas praias das Milícias e do Pópulo eram cobrados 40 cêntimos aos banhistas que utilizavam os duches no interior dos balneários. Nos restantes locais a utilização era totalmente gratuita.

Agora, em todos os espaços, o duche custará 40 cêntimos.

Para os vereadores da oposição, eleitos pelo PS, a uniformização de critérios "é importante", mas a cobrança pela utilização dos duches deve pressupor uniformização de critérios ao nível de limpeza e higiene.

"Esperamos com certeza que haja um tratamento em termos de acesso, limpeza, higiene, que é muito importante nesta altura, principalmente para as crianças. Não é só a cobrança ser equitativa, mas também o tratamento dos espaços", defendeu Sónia Nicolau.

Na reunião, os vereadores socialista propuseram que a zonal balnear do Forno de Cal, localizada no prolongamento da avenida marginal de Ponta Delgada, possa estar aberta o ano inteiro, por ser local de passagem de muitas pessoas.

O presidente do município concordou e prometeu estudar esta possibilidade.

De acordo com informação da autarquia a que a agência Lusa teve hoje acesso, o concelho de Ponta Delgada tem este ano seis zonas balneares, das quais cinco têm Bandeira Azul.

Apesar de a praia do Poço Velho não ser considerada zona balnear irá ter pela primeira vez nadadores-salvadores em permanência.

No total estarão dispersos por várias zonas do município 16 nadadores-salvadores, durante nove horas por dia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados