Açoriano Oriental
Políticos franceses querem inglês fora da UE como língua oficial
Os puristas franceses nunca aceitaram bem o facto do inglês lhes ter sido imposto e alguns aproveitaram o 'Brexit' como uma forma de se livrarem da língua de Shakespeare, pelo menos na sede da União Europeia (UE).
 Políticos franceses querem inglês fora da UE como língua oficial

Autor: Lusa/AO online

 

Quando o choque da decisão de sair da UE começou, dois políticos franceses pediram que o Reino Unido, antes de ir embora, levasse a sua língua consigo.

“A língua inglesa já não tem qualquer legitimidade em Bruxelas”, escreveu na rede social Twitter o autarca de extrema-direita de uma cidade do Sul de Beziers, em França, Robert Menard.

O desprezo pela língua inglesa pareceu atravessar todos as divisões políticas, quando o político de extrema-esquerda ‘Partido de Esquerda’, Jean-Luc Melenchon, escreveu também no Twitter: “O inglês já não pode ser a terceira língua oficial do parlamento europeu”.

Vários utilizadores da rede social perguntaram a Menard e Melenchon o que é os irlandeses que falam inglês iriam falar caso aquela língua desaparecesse.

Menard lembrou que a primeira língua da Irlanda era oficialmente o gaélico.

A União Europeia tem 24 línguas oficiais e de trabalho.

Em 2014, um relatório da empresa de treino de línguas internacional ‘Education First’ revelou que a França era o país da União mais fraco no que diz respeito à língua inglesa e que “fazia pouco esforço para melhorar”.

“Melhorar as competências de inglês do país não é um tema de debate nacional. Apenas haveria debate público, se fosse proposto que o inglês tivesse alguma importância oficial”, lê-se no relatório.

Apesar do estereótipo de que os franceses se coíbem de falar inglês, muitos jovens franceses querem melhorar as suas competências e adotaram muitos anglicanismos na linguagem do dia-a-dia.

“Nós sabemos que chove muito em Inglaterra e que em França estão a chover anglicismos”, disse a Academia Francesa na sua página na Internet – que acompanha de perto o aumento de palavras inglesas na linguagem francesa, como os ‘brainstorming’ e ‘briefing’ usados pelos empresários.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados